O mundo das palavras: estratégias de ensino no livro “Revolucionando a sala de aula – como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem”.

Se você é professor/instrutor ou desenvolve algum trabalho com treinamento de pessoas, deve ter sentindo a dificuldade para prender a atenção das pessoas e dialogar sobre algum tema – e numa sociedade digital esse desafio aumenta substancialmente. Informação na palma da mão, distrações das redes sociais, e cansaço do modelo tradicional de educação que considera o estudante/ouvinte apenas um recipiente: tudo converge para tornar o ambiente da sala de aula ou do treinamento uma verdadeira tortura.

Como professor eu sempre busco novas estratégias para tornar o diálogo sobre um assunto o mais leve possível, envolvendo humor e criticidade. Contudo, sinto falta de referências para trabalhar em sala de aula alguma temática. Tinha o conhecimento empírico de aluno sobre algumas técnicas, como seminário e debate. Mas para exercer o papel de professor nos tempos de hoje eu precisaria ir além.

Através da leitura do livro “Revolucionando a sala de aula – como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem” me permiti conhecer mais de estratégias que já aplicada ou que tinha tido experiência como aluno. Tem muito de óbvio no livro, e se você já tem algum tempo de estrada na docência ou com treinamentos vai perceber isso – mas leia de coração e mente aberta. Precisamos entender o óbvio para construir a maneira de desenvolver um conteúdo com uma abordagem atrativa e provocativa.

Desde a aula expositiva – ainda um padrão nas salas de aula-, passando pelo “Debate”, “Seminário”, “Estudo de caso” e a “Técnica teatral” – bastante conhecidas-, o livro também contempla as técnicas “Grupo de verbalização e grupo de observação”, “Role-Play”, “Storytelling”, e “Painel Integrado”. Seja o tradicional e óbvio até o que parece ser novidade: a leitura permite enxergar sua abordagem e pensar em aspectos nunca antes contemplados.

Empoderamento não parte somente do estudante/ouvinte, mas de quem se propõe abordar algum conteúdo com a finalidade de gerar conhecimento e aprendizado. Depois da leitura, compartilha comigo sua opinião! OBS: o livro ainda tem uma área de conteúdo exclusivo, com vídeoaulas e storyboard.

LIVRO: “Revolucionando a sala de aula – como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem”

AUTORES: Ednalva Araújo Leal, Gilberto José Miranda e Silvia Pereira de Castro Casa Nova.

EDITORA: Gen | Atlas.

ANO: 2018.

Por Ricardo Verçoza – Professor, coordenador de Pedagogia. Mestre em Indústrias Criativas.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora